"Não canso de dizer: o ballet é a minha segunda pele".

domingo, 15 de dezembro de 2013

Cecilia Kerche e seu legado

Cecilia Kerche, Karen Mesquita e Cláudia Mota
Último mês do ano e a história se repete...
O ballet "O Quebra Nozes" com música de Tchaikovski retoma a sua majestade e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro se rende a magia do Natal.
Um ballet de muitas histórias nos bastidores, apresentado a pelo menos trinta anos, esse ano, porém Cecilia Kerche ensaia os bailarinos principais dessa temporada.

Carinho e cuidado com seus colegas são as principais características de quem conhece Cecilia nos bastidores.

Exigindo da bailarina como se fosse a própria a entrar em cena, sem perder a ternura e a docilidade que somente quem já enfrentou platéias internacionais conhece.

Cecilia cuida de cada detalhe. " É preciso estar muito focada e querer estar no palco, mais que tudo.." define Cecilia.

Suas discípulas seguem com respeito de dedicação o exemplo de quem se consagrou como melhor "cisne do mundo".

Em se tratando de Tchaikovski, ninguém melhor que Cecilia Kerche para transmitir toda emoção que as duas personagens vividas nesse ballet exigem.

Quem não se lembra da Rainha das Neves iluminando o palco do Municipal na interpretação de Cecilia? E sua Fada Açucarada com uma coda efervecente onde velocidade e precisão deixavam o público sem fôlego?

E assim o Theatro Municipal do Rio de Janeiro vai escrevendo sua história através de seus personagens principais - seus artistas.

Bom Espetáculo!!!!




Wellen Barros


sábado, 14 de setembro de 2013

terça-feira, 9 de julho de 2013

Cecilia Kerche e sua alma de cisne





Cecilia Kerche atuou nos bastidores como ensaiadora dos Bailarinos principais da temporada 2013 do ballet "O Lago dos Cisnes" no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Figuras da Dança

Em breve Cecilia Kerche é a homenageada do projeto Figurss da Dança produzido pela São Paulo Companhia de Dança.
Aguardem!!!!!

domingo, 31 de março de 2013

O melhor cisne do mundo - parte 3

Prof. Sérgio Lobato e Cecilia Kerche
A sensibilidade estética do melhor cisne do mundo, constrói em detalhes seu legado.
Compositor e intérprete mantém um diálogo somente entendido pela linguagem do ballet.
Cecilia transmite ao seu legado exatamente o que penso, sinto e sou.
Pirueta é um veículo -  assim diz ela para seu legado - corpo, ombros crescidos.
E o bailarino flutua pela minha emoção.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 










 

sábado, 23 de março de 2013

O melhor Cisne do mundo - parte 1

Cecilia Kerche
Ninguém melhor que Cecilia Kerche para transmitir toda sua experiência a nova geração de Cisnes do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Marcia Jaqueline e Felipe/ Cláudia Mota e Dênis Vieira.
Nomes que despontam para assumir um desafio ainda mais fascinante em suas carreiras ter como ensaiadora a Primeira Bailairina considerada por Natalia Makarova - o ícone do ballet russo - a melhor intérprete de Odete e Odile. Sim, Cecilia Kerche já esteve na Rússia a convite de Makarova para dançar o ballet O Lago dos Cisnes. E agora desempenha outra etapa desafiadora segundo ela, preparar os dois casais principais para viverrem esse mundo de Tchaikovski tão bem decifrado por ela.

Vamos ao trabalho!

sexta-feira, 8 de março de 2013

Cecilia compõe juri na Alemanha

INFORMATION ABOUT THE INTERNATIONAL DANCE FESTIVAL TANZOLYMP 2013

The International Dance Festival TANZOLYMP is held in Berlin on annual basis under the motto “Dance as a global language“ and gives participants the opportunity to meet other young people from all over the world in workshops, seminars and competitions.
The main aim of the Festival is to support and increase the popularity of dancing. Besides an international exchange exploring the different forms of dance aesthetics and artistic styles, the Festival will provide an insight into the spectrum and variety of dancing. The crowning event of the Festival will be the international gala where the best solo artists, duos and groups/formations, winners of TANZOLYMP 2013 and winners of the preceding years will receive the opportunity to perform before a public audience. For the future it is planned that an International Dance Company will be formed, consisting of chosen participants and winners of the previous year.
The purpose of the International Dance Festival and the International Dance Company is to bring dancers, students and teachers and noted celebrities together in a professional way and to create new impulses for the development of international dancing.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O Quebra Nozes


Reconstrução
Talvez seja um bom tema para se pensar nesse período de Natal, onde o imaginário coletivo se volta para refletir sobre si mesmo.
Dezembro fim de ano  e mais uma vez celebramos o encontro entre o eterno e o perene, entre Deus e a Humanidade.
 Para ilustrar esse momento acompanhando a tradição dos principais Teatros do mundo, o Theatro  Municipal do Rio de Janeiro, remonta essa bela história do soldado Quebra Nozes e sua luta contra os Ratos. Na versão de Dala Achcar essa história ganha um ar mais leve como na tradicional noite de Natal na casa dos Von Sthahlbaum, que em sua história original é cercada de suspense, o público do Rio se vê envolto pelo sonho e magia.
Na história, a menina Clara, nos mostra com sua ingenuidade de criança todo sonho fantástico do Natal. A expectativa de receber o seu Padrinho Doutor Drosselmeyer com tantas surpresas e a mais esperada um soldadinho Quebra Nozes.
 Somos convidados a entrar nesse sonho pela música de Tchaikovski, que descreve com maestria cada detalhe dessa véspera de Natal.
Mas é bem verdade que tudo está começando e ao falar em Tchaikovski, ninguém melhor que sua ilustre confidente – a Primeira Bailarina do TMRJ – Cecilia Kerche.
Hora como Rainha das Neves, hora como Fada Açucarada, compõe a tradição do principal Teatro de Ópera do País.
Cecilia Kerche além de excepcional intérprete do seu ofício carrega como característica marcante à sua personalidade a capacidade de recomeçar. Pois é, recomeçar, reconstruir adjetivos propícios para essa transição de calendário, o que não se pode deixar de citar que Cecilia vive também essa transição em sua vida profissional. Após um certo período de afastamento para se recuperar de uma lesão no quadril provocada pelo próprio ofício Cecilia Kerche contempla e emociona seu público, pela sua capacidade humana de perseverar no seu ofício, com um objetivo muito claro que vem a ser seu amor pela dança.
Esse é um dos componentes do ballet de Cecilia Kerche.
Feliz Ano Novo!
                                                                           
Wellen Barros


 *Denis Vieira (patner)
*Fotos: Mario Veloso