"Não canso de dizer: o ballet é a minha segunda pele".

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sempre bailarina, e agora, MESTRE

Joinville19 de Julho de 2010A NOTÍCIA - Jornal de Joinville com notícias, esportes, colunistas e mais


A Notícia - edição online





DANÇA



CECÍLIA KERCHE RETORNA AO FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE, DESTA VEZ PARA ENSAIAR OS BAILARINOS DA ESCOLA DO TEATRO BOLSHOI PARA O CLÁSSICO GISELLE

Com a propriedade de quem dançou pela primeira vez Giselle aos 15 anos, e há pouco menos de dois anos ainda interpretava o papel-título com reverência, Cecília Kerche volta a brilhar no Festival de Dança de Joinville do lado oposto. A bailarina consagrada nos palcos nacionais e internacionais agora assume a responsabilidade de ensaiar o grupo da Escola do Teatro Bolshoi que leva para a Noite de Gala, dia 26, às 20 horas, um dos clássicos do balé romântico.



O convite inesperado partiu do diretor artístico Sérgio Lobato. Durante oito dias, Cecília irá acompanhar, junto com os professores do Bolshoi, o desempenho dos alunos que estrearam o espetáculo em março,nas comemorações dos dez anos da instituição. Apesar de ter experiência em ensaios específicos de espetáculos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cecília, que já perdeu as contas de quantas vezes se apresentou no festival, pela primeira vez, estará à frente de um grupo de fora.



“Ainda não parei para pensar em como o público vai me receber neste papel inverso. A responsabilidade de estar no palco é enorme, mas estar atrás de um corpo de baile é maior”, diz a bailarina. Mesmo reconhecida pela interpretação da personagem Odette, em “Lago do Cisnes”, a primeira bailarina do Theatro Municipal não esconde que “Giselle” é, na verdade, o seu balé preferido. Em 1979, Cecília estreava nos palcos, ainda durante a graduação de balé, no papel da “Florzinha do campo”, como descreve a camponesa que dá título a obra de Theóphile Gautier. Cinco anos depois, a paulista, agora com o título de solista, repetia a atuação em uma das mais tradicionais companhias de balé do País.



A ligação entre o espetáculo dramático criado em 1841 não estava presente só nos primeiros atos da carreira de Cecília. “Giselle” é também a peça que sua avó mais gostava. “Este é o balé que mais atinge o público. As pessoas choram com a loucura de Giselle. É um balé que não se esquece jamais”, descreve.



Cecília chegou a Joinville quarta-feira, assistiu ao vídeo da primeira apresentação pública dos jovens bailarinos e se impressionou com a desenvoltura do elenco. “Fiquei tocada com o segundo ato”, ressalta. Ela afirmou também que já esperava encontrar um bom trabalho, mas que sempre há algo a acrescentar.



Os próximos dias de ensaio deverão ser puxados aos mais de 80 bailarinos da Cia. Jovem do Bolshoi e alunos que dividirão os holofotes do Centreventos Cau Hansen com os solistas russos Marianna Ryzhkina e Andrey Bolotin, que interpretarão os papéis principais Giselle e Albrecht. Segundo o supervisor-geral do Bolshoi, Pavel Kazarian, a vinda de Cecília aumenta o nível da apresentação marcada para a Noite de Gala de dia 26, às 20 horas.

Por: Rafaela Mazzaro
E-mail:  rafaelamazzaro@an.com.br