"Não canso de dizer: o ballet é a minha segunda pele".

domingo, 18 de dezembro de 2011

Cecilia Kerche - uma vocação

O palco do Teatro Municipal na tarde deste Domingo foi alvo de uma emoção coletiva que somente a arte é possível proporcionar.
Ninguém decifra melhor a música de Tchaikovski, como sua diva maior Cecilia Kerche. Para quem acompanha a carreira dessa exímia bailarina pode entender melhor o significado desse retorno.
A sensibilidade estética entre compositor e intérprete fez o público do Municipal se curvar medidante a sua rainha para prestar toda homenagem merecida.
A cada compasso na música de Tchaikovski ve-se no movimento de Cecilia. Uma intenção de harmonia e beleza compondo num acorde de vida, seu personagem de sonho e fascínio num conto infantil de Hoffmann.
Foi o sonho da menina Cecilia que um dia se determinou a estar alí, naquele palco. Foi a força de vontade do ser humano que ultrapassou seus próprios limites para estar de volta ao lugar que mais conhece e respeita - o palco.
É no palco que Cecilia ganha força e se redescobre, é no palco que passou a maior parte da vida, é no palco que fez amigos e ganhou admiração.
O diferencial na arte de Cecilia Kerche talvez esteja na capacidade de fazer do sonho um conto de vida que fascina transcende e transforma com arte a vida de todos que a aplaudem.
Obrigada Cecilia Kerche e bons sonhos para sua vida!






Cecilia Kerche e Denis Vieira




Wellen de Barros

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Cecilia Kerche


Um motivo maior para se acreditar que sempre vale a pena.
Talvez seja esse o motivo condutor da vida de uma das principais bailarinas interncaionais brasileiras.
Cecilia Kerche retorna aos palcos no papel da heroína de Bizet. Carmen apesar da sua tragédia pessoal, nos remete a um domínio visceral de vida. Uma vida "errante", todavia cercada de ousadias e determinações, não cabe titubeios. Cecilia defende seu personagem com muita dignidade recorrendo ao seu interior, encontramos uma certa identidade entre Carmen e Cecilia ambas são mulheres determinadas e dispostas a responder até o último instante por suas escolhas.
Carmen apesar de amar Don Jose, não se curva mediante circunstâncias adversas a sua convicção de vida, em jamais se deixar dominar pelo amor, porque o que a atraí é a sedução da conquista e não propriamente o sentimento desperto nessa ação, memso que para isso tenha que pagar com a própria vida à sua convicção.
Cecilia apesar de sua sensibilidade estremada não se deixa dominar pela fragilidade que essa possa despertar, para cumprir com disciplina uma rotina imposta por sua escolha pela arte do ballet.
A princípio são sentimentos distintos, porém o que a arte nesse momento nos mostra é a capacidade de transcender aos próprios limites que fazem dessa bailarina um ser especial.
Um Ser que dignifica a arte com a vida pessoal.
Parabéns Cecilia pelo seu exemplo!

Wellen de Barros

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Cecilia Kerche em Paulínia

Pas de Deux de Carmen






Cecilia Kerche e Francisco Timbó

Um momento único para o privilegiado público de Paulínia que assisitiu uma bela apresentação dos primeiros bailrinos do theatro Municiapal do Rio de Janeiro. Uma amizade de longa data que reflete a magia da solidariedade proposta pela arte.







sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Cecilia Kerche celebra aniversário em Paulínia

Em grande estilo a cidade de Paulínia recebe no seu principal Teatro a embaixatriz da dança no Brasil Cecilia Kerche.
Foram dois anos longe dos palcos devido a tratamento de uma lesão no quadril. O público não aguentava mais essa distância vencida com muita disciplina edeterminação.

"Foram dias interminávies de fisioterapia e mais tarde quando voltei a fazer aula ... tinha dias que eu pansava que estava aprendendo  voltar andar novamente..."

"Mas eu sempre acreditei que voltaria a dançar..."

Pois, então teremos a honra de testemunhar esse retorno no papel de "Carmen" e terá como patner Francisco Timbó primeiro bailarino do Theatro Municiapal do Rio de Janeiro.




sábado, 17 de setembro de 2011

O V Festival Santa Catarina Dança

V Festival Santa Catarina Dança

Escrito por Letra Editorial







O V Festival Santa Catarina Dança ocorre de 15 a 18 de setembro em Florianópolis, no palco do Teatro Pedro Ivo. A primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Cecília Kerche, fará uma apresentação especial no Festival Santa Catarina Dança. A convidada especial fará a abertura da noite competitiva, no dia 17. Além dela, outra atração para a noite de sábado será o dançarino Edifrank Alves. Ele possui curso superior em dança pela Universidade Federal da Bahia e Universidade do Rio de Janeiro. Como profissional participou de vários espetáculos de Ballet Clássico e Contemporâneo, integra também DC Cia de Dança, sob a direção de João Wlamir. A Companhia fez uma turnê na Europa apresentando-se na Alemanha, Áustria, Suíça e Holanda.

Para a noite de abertura do Festival, dia 15, a atração ficará por conta da dupla de dançarinos Bruno Galhardo e Rúbia Frutuoso. Ele é especializado em dança de salão como professor, dançarino e coreógrafo e ela possui a formação clássica além da dança de salão. A vasta carreira profissional teve destaque recentemente na competição Se ela Dança eu Danço, onde foram finalistas.



A segunda noite do V Festival Santa Catarina Dança, que ocorre de 15 a 18 de setembro em Florianópolis, terá uma atração especial. A dançarina Shara Kadosh vai mostrar no palco do Teatro Pedro Ivo um pouco do folclore árabe e da dança do ventre, já que ela possui 12 anos de experiência nestas modalidades, além da formação clássica e jazz. Shara Kadosh é portadora do Selo Excelência- Oriente Encanto e Magia ( Shalimara Mattar) e participa como jurada, ministrante de workshops e convidada especial em vários festivais de dança.

No último dia – domingo (18/9), a atração será a Cia de Dança Aníbal Dance, fundada em 2002 e que tem como objetivo incentivar a arte e descobrir novos talentos em São Paulo. A Companhia tem como coreógrafo Eliseu Corrêa, professor e dançarino profissional com banca no Sindicato dos Profissionais da Dança da cidade de Sao Paulo. Participa como jurado e ministrante de wokshops em vários Festivais de Dança do Brasil.

AÇÃO SOCIAL - A quinta edição do Festival vai repetir a ação social de todos os anos, que é oportunizar a participação de grupos de projetos carentes e de necessidades especiais sem custo algum. Além disso, os alimentos adquiridos na venda de ingressos são entregues para várias creches da cidade. O evento terá a Mostra Competitiva e também a Mostra não competitiva com sessões matinês para o público infantil. Um diferencial do Festival é contar com uma equipe de recreacionistas para entreter e acalmar as bailarinas antes e depois de subirem ao palco. Todos os bailarinos recebem um porta sapatilhas.



SERVIÇO

Quando: de 15 a 18 de setembro

Local: Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis (SC)

Coordenação: Professora e coreógrafa Rosângela Déa de Melo

Promoção: A.D Ilha

Patrocínio: Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte por meio do Funcultural

Informações no site www.santacatarinadanca.com.br

segunda-feira, 4 de julho de 2011

FESTIVAL “SANTA CATARINA DANÇA”

15, 16, 17 E 18 DE SETEMBRO - TEATRO PEDRO IVO FLORIANÓPOLIS – S.C

Já está disponível no site oficial do Festival:



- Distribuição da Premiação em dinheiro de R$ 25.000,00,



- Convidados Especiais: Cecília Kerche, Edifrank Alves, Cia de Dança Aníbal Dance, Shara Kadosh, Bruno Galhardo e Rúbia Frutuoso,



- Corpo de Jurados de 2011,



- Hotéis de boa qualidade e ótimas localizações com tarifário a partir de R$ 38,00,



- Cursos oferecidos pelo Festival.


Este ano teremos mais um dia na Programação e Assessoria de Imprensa (Letra Editorial) contratada para divulgação e cobertura do Evento aumentando a qualidade do Festival.



O Festival Santa Catarina Dança V Edição:



1- Oferece apoio em dinheiro aos Coreógrafos da Mostra não Competitiva com repasse de 50% da taxa,



2- Disponibiliza Equipe de Recreação nas Sessões Matinês,



3- Promove a Inclusão de alguns Grupos de Dança de Projetos Carentes com participação gratuita no Festival ficando totalmente isentos de qualquer forma de custo,



4- Oferece Brinde a todos inscritos: Porta Sapatilhas,



5- Sorteia Brindes a Platéia,



6- Auxilia Entidades Carentes do município com alimentos adquiridos com a venda dos ingressos,



7- Oferece conforto e segurança ao público e participantes com Sede de amplo Espaço,



8- Promove Sessões Matinês e Noturnas atingindo platéia de todas as faixas etárias,



10- Desperta manifestações artísticas desde a infância com Mostra de Grupos Infantis,



11- Promove Espetáculos de Alto Nível Técnico com Grupos Profissionais de Dança,



12- Amplia as categorias e estilos de Dança,



13- Promove Workshops,



14- Apresenta Convidados Especiais para Abertura das Noites Competitivas,



15- Aumenta as premiações a cada nova Edição.



O “SANTA CATARINA DANÇA” é evento no calendário de diversos grupos de Dança do Brasil e países do Mercosul, já estão inscritos inúmeros grupos, não fique de fora e preste atenção aos prazos:



- ATÉ O DIA 12/07 (terça-feira) – INSCRIÇÕES COM DESCONTO



- ATÉ O DIA 01/09 (quinta-feira) – ENTREGA DA FICHA DE INSCRIÇÃO



- ATÉ O DIA 05/09 (segunda-feira) – ENVIO DO COMPROVANTE DE PG/TAXAS



- ATÉ O DIA 05/09 (segunda-feira) - ENTREGA XERÓX DAS IDENTIDADES



- DIA 05/09 (segunda-feira) - PROGRAMAÇÃO SITE E VIA E-MAIL DA MOSTRA NÃO COMPETITIVA, DA COMPETIÇÃO E ENSAIO DE PALCO



- DIA 13/09 (terça-feira -20h)– ENTREGA MATERIAL, COQUETEL



- DIA 16/09 (sexta-feira -18h) à 18/09 (domingo) 18h – ALOJAMENTOS



- DIA 20/09 (terça-feira) – ENTREGA DO APOIO - MOSTRA NÃO COMPETITIVA



- DIA 20/09 (terça-feira) - RESULTADOS DOS GRUPOS PREMIADOS DO FESTIVAL NO SITE


Florianópolis a “Ilha da Magia” espera por você!!!



Rosângela Déa de Melo – Coordenadora do Festival


Site Oficial do Festival: www.santacatarinadanca.com.br



E-mail do Festival: santacatarinadanca@gmail.com



Assessoria de Imprensa: Letra Editorial – www.letraeditorial.com.br



Telefones:



(48) 3225-0237 – Fone/Fax Studio de Ginástica e Dança Santa Catarina



(48) 8807-8870 – Rosângela

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Grandes Mestres traz a bailarina Cecília Kerche

10/06/2011 16:51:58



D.Quixote

A primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Cecília Kerche, é a convidada especial deste mês do projeto Grandes Mestres, que mensalmente traz artistas renomados do balé clássico para ministrar cursos na Academia Íris Ativa-Lina Penteado. De acordo com a Diretora da academia, Liliana Testa, o projeto começou em março deste ano e visa aprimorar o desenvolvimento técnico dos bailarinos da cidade e região. “O objetivo do projeto é dar oportunidade aos aprendizes e praticantes de balé de Campinas e região de terem contato com estes ícones da dança clássica, por meio de aulas que são ministradas nas instalações da academia”, explica. Liliana informa que a adesão tem sido grande e vem aumentado a cada edição do projeto.

Desde seu início, Grandes Mestres trouxe para Campinas a ex-primeira bailarina do American Ballet Theatre, Ady Addor; a coordenadora do Curso de Dança da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Angela Nolf; e a ex-solista do Teatro Nacional de Ópera e Ballet do Cairo, Natasha Zemtchenkova. “A ideia é trazermos artistas de renome nacional e internacional, com técnicas e propostas diferenciadas para aprimorar nossos bailarinos”, reforça Liliana.

Cecília Kerche, além de primeira bailarina do Municipal do Rio, é professora, coreógrafa e assistente de ensaios de grandes companhias internacionais quando estas vêm ao Brasil dançar naquele teatro. "Ela é protagonista de uma carreira de reconhecimento internacional onde musicalidade, plasticidade, sensibilidade e emoção desenham uma trajetória de sucesso", afirma Liliana.

O curso de Cecília Kerche será realizado neste sábado, para duas turmas: Adiantado, das 11hs às 12h30; e Intermediário, das 13h30 às 15hs. As inscrições antecipadas custam R$ 40,00, e no dia R$ 50,00. A academia Íris Ativa-Lina Penteado fica na Rua Barão de Paranapanema, 401, Bosque. Mais informações pelo fone (19) 3252-4600, ou 3233-8752. (DM/AAN)


Fonte: rac.com.br

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Curso Russo

Cecilia Kerche atua como professora convidada e responde pela direção artistica do Curso Russo no Studio de Dança Aracy de Almeida em Praia Grande - São Paulo na montagem do ballet Raymonda e Corsário.