"Não canso de dizer: o ballet é a minha segunda pele".

sábado, 17 de julho de 2010

Cecília Kerche na Escola Bolshoi 16/07/2010

Pela primeira vez a bailarina Cecília Kerche trabalha como ensaísta convidada da Escola do Teatro Bolshoi. Cecília irá acompanhar os últimos ensaios de “Giselle” antes da apresentação na Noite de Gala do 28º Festival de Dança de Joinville. Apesar de ser conhecida pela sua interpretação como Odete, em o “Lago dos Cisnes”, confessa que “Giselle” é o seu balé predileto.




No primeiro ensaio com os alunos da Escola, Cecília disse que conhece bem a tradição russa com o balé. “Fiquei muito tocada com a excelência do trabalho do corpo de baile. Nós, bailarinos, precisamos sempre nos lapidar mas, neste caso, os ajustes que precisam ser feitos são apenas para melhorar o que já está lindo”. Ela conta que esses primeiros ensaios serão os mais “puxados” para os alunos porque “eu vou falar, provavelmente, o que os professores deles já falam, só que vou falar de um modo diferente e isso exige uma certa adaptação”.



As orientações são recebidas com muita atenção pelos bailarinos, como é o caso de Luiza Yuk, integrante da Cia. Jovem ETBB. Para ela, “Cecília está dando mais arte ao balé, vida para a obra, com certeza são detalhes finais que faltavam para que pudéssemos fazer um grande espetáculo no dia 26 de julho. Ela conversou conosco e disse que todos nós falávamos a mesma língua, a língua do amor à arte e do amor à dança”.



A ensaísta interpretou Giselle pela primeira vez aos 18 anos, considera a obra muito comovente e o segundo ato sublime. “É um balé que fica marcado para o resto da vida. A sensação de abrir a porta da casinha para ver o Albrecht está viva em mim há 30 anos e parece sempre ser a primeira vez”, finaliza.



Fonte: site da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil